PLANTÃO

OPINIÃO | Porque "Fênix Negra" fracassou nas bilheterias?


X-Men: Fênix Negra mal estreou, mas já pode ser considerado como um dos piores filmes de 2019. A expectativa já não era tão grande para a bilheteria do filme, mas ele acabou ficando ainda mais abaixo do esperado.

A previsão era que Fênix Negra fizesse US$ 50 milhões na bilheteria doméstica em seu final de semana de estreia, número que já colocaria o filme dentre as piores estreias da franquia. A realidade foi ainda mais aterradora e o filme fez apenas US$ 32,8 milhões nos EUA, estreando em segundo lugar – bem abaixo de Pets – A Vida Secreta dos Bichos 2.

Agora a previsão é que o filme acabe fazendo a Fox perder cerca de US$ 100 milhões em razão de sua péssima performance nas bilheterias mundiais. E aqui, neste post, pontuamos alguns motivos que podem ter causado esse péssimo rendimento do filme.

Críticas negativas


Primeiro de tudo, a promoção boca-a-boca do filme não foi muito favorável. Fênix Negra tem a pior nota no Rotten Tomatoes de toda a franquia (23% de aprovação até o presente momento, com 290 críticas levadas em consideração). Evidente que isso já acaba massacrando as já baixas expectativas para o filme.

Outro fator que influenciou o péssimo desempenho é o fato do filme ter chegado aos cinemas pouco tempo após Vingadores: Ultimato, Aladdin, Pokémon: Detetive Pikachu e John Wick 3. Embora sejam longas bem diferentes, todos atraem um público considerável (Ultimato com destaque, obviamente). Com isso, Fênix Negra compete não só nas vendas de ingressos, como em números de salas disponíveis. Caso estreasse em um período menos lotado, como sua data anterior, em fevereiro, o filme poderia ter se saído melhor, mesmo com a montanha de críticas negativas.

Franquia em baixa na mídia


A franquia X-Men já não é mais o que foi um dia. Depois do amargo X-Men: Apocalipse (2016), os fãs já não nutriam boas expectativas pelos futuros filmes da saga. Para piorar, o longa foi adiado repetidas vezes (junto de Novos Mutantes), o que nunca faz a obra cheirar muito bem.

Além disso, para os espectadores mais casuais, Logan (2017) serviu como uma bela despedida para toda a franquia, já que, por muito tempo, Wolverine e o Professor Xavier permaneceram no centro dessas histórias nos cinemas. Obviamente o fã sabe que Logan é praticamente um spin-off se levarmos a continuidade principal (já conturbada) da saga, mas é um fator que afasta o público de qualquer forma.

Marketing fraco


Não podemos, também, desconsiderar o péssimo marketing de X-Men: Fênix Negra. Estamos falando de um filme cuja campanha foi promovida enquanto o acordo da Disney e Fox estava sendo finalizado, o que complica um pouco as coisas. Para piorar, de acordo com reportagens recentes (via ScreenRant), a Fox não sabia muito bem como vender o filme para o público.

Aliás, vemos isso claramente quando comparamos a campanha de marketing com depoimentos, entrevistas e mais do elenco e equipe. Enquanto o marketing vende o filme como mais um filme de herói, todo o resto classificava o longa como o capítulo conclusivo da saga dos X-Men, algo que não aparece nos pôsteres ou trailers do filme e que certamente deveria estar escrito em letras garrafais em tudo quanto é imagem da obra. Certamente a Fox errou feio na campanha de marketing do filme.

A verdade é que se trata de uma confluência de fatores, todos fortalecidos pelo fato do filme ser horroroso. Os X-Men definitivamente mereciam mais.

E você, o que achou do filme? Já foi assistir? Deixe sua opinião nos comentários!


Nenhum comentário