No episódio 8×04 de Arrow, Oliver busca respostas sobre Mar Novu/O Monitor com a Liga dos Assassinos. No entanto, quando ele chega, ele encontra sua irmã Thea (Willa Holland) e é informado de que Nyssa está em outro lugar em uma missão de destruir todos os Poços de Lázaro. Isso leva Oliver a perceber que a pessoa com quem ele deve conversar é Talia al Ghul, alguém que nem sempre foi o mais confiável dos aliados.

Talia concorda em ajudar Oliver a encontrar as informações que ele procura, pois as leva ao túmulo do primeiro líder da Liga. As informações estão lá, mas também uma espada em particular que daria ao seu portador a lealdade eterna daqueles que ainda estão conectados à Liga. É uma espada que Athena, a chefe da Guilda Thanatos, quer como Talia.

Mas Thea, por ser filha de Malcolm, também tem uma reivindicação sobre a espada e, finalmente, derrota Talia na cripta para reivindicá-la, um ato que essencialmente a torna a nova líder da Liga. No entanto, Thea não quer isso. Em vez disso, ela sugere que ela e Talia liderem juntas, mas não a Liga dos Assassinos. Em vez disso, ela quer criar uma Liga dos Heróis. Talia, satisfeita com a idéia de duas mulheres dirigindo o grupo anteriormente dominado por homens, concorda.

É uma grande mudança para a Liga, mas também é uma grande mudança para Thea. Com Arrow chegando ao fim nesta temporada, esta é potencialmente a última vez que vemos a personagem, e ela já percorreu um longo caminho desde que os espectadores a conheceram como a irmãzinha rebelde e problemática de Oliver no início da série. Vê-la finalmente se tornar uma heroína é uma “conclusão” profundamente satisfatória e, ao criar uma Liga dos Heróis, deixa a porta aberta para mais histórias em outras partes do Arrowverso.

Arrow 8×05 "Present Tense" vai ao ar na próxima terça (05), no canal americano CW. Vale lembrar que no Brasil, a série é transmitida pelo canal pago Warner Channel.